Shemot (Êxodo) 25.10 "E Farão uma arca de madeiras de acácia: dois cúbitos e meio seu comprimento, cúbito e meio sua largura e cúbito e meio sua altura."
Moshê (Moisés) recebeu, diretamente do Eterno as medidas do Tabernáculo - mishkan מִשְׁכַּן ("residência" ou "habitação") que o povo de Ysra´El deveria fazer e também dos objetos que estariam dentro do tabernáculo. Dentre esses objetos encontrava-se a ARCA SAGRADA - Aron Há´Kodesh, conhecida também como: Aron Ha´Shem (Arca do Eterno), Aron Ha´Berit (Arca do Aliança), Aron Ha´Edut (Arca do Testemunho) e Aron Oz (Arca da Força).
Para sabermos o que havia dentro da arca é de suma importância primeiramente conhecermos o tamanho da Arca Sagrada. A medida padrão utilizada na época da construção da arca e descrita na Torah é o DECÚBITO ou CÔVADO, ou em hebraico transliterado, o Amá.
Cúbito = Do latim cubitum, cotovelo. Nome de certa medida de comprimento baseada no antebraço. Os Hebreus também usavam cúbito de dois tamanhos; o cúbito antigo usado geralmente, e um outro cúbito mais comprido um palmo (Dic.da Bíblia, John D. Davis, pag. 130).
As medidas da Arca do Testemunho, conforme a transformação da medida utilizada na época, o cúbito com a sua transformação para os centímetros utilizados atualmente seriam:
1 (um) Cúbito (Amá) = 49,50 cm até 52,50 cm (diferenças pelo fato de haverem várias medidas diferentes de cúbito utilizadas por diferentes povos).
Então temos como possibilidades de medidas da arca:
- Comprimento 2,5 cúbitos/côvado = 123,75 cm até no máximo 131,25 cm.
- Largura 1,5 cúbito/côvado = 74,25 cm até no máximo 78,5 cm.
- Altura 1,5 cúbito/côvado = 74,25 cm até no máximo 78,5 cm.
Devemos lembrar também que a madeira utilizada para a construção da Arca do Testemunho (Acácia "Shitim") tinha sua própria espessura, o que manteria o tamanho externo da arca, porém diminuiria seu tamanho interno. Se levarmos em consideração a madeira de acácia utilizada para a confecção da arca, e que a espessura da madeira aproximada fosse cerca de 2 cm, logo, então, a arca perderia 4 centímetros de seu tamanho interno. Outra coisa importante é que a Arca era forrada de ouro puro por dentro e por fora, o que diminuiria ainda mais o tamanho interno da arca, porém manteria o tamanho externo.
Logo temos: Se levarmos em consideração o comprimento máximo da Arca (131, 25 cm) externamente, e retiramos 5 cm do tamanho interno (por causa das espessuras da madeira e do ouro), então teríamos como tamanho interno aproximadamente 126 cm, no máximo.
Qual importância dessas informações em relação ao conteúdo da arca?
Haviam 2 arcas do Testemunho!!!
E como podemos comprovar isso?
Vejamos:
1ª ARCA DO TESTEMUNHO
Devarim 10.1-5 (Deuteronômio) "Naquele tempo disse-me o Eterno: "talha para ti duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a Mim ao monte, e FARÁS para ti uma arca de madeira. E escreverei nas tábuas as palavras que estava nas primeiras tábuas que quebraste, e as porás na arca." E FIZ uma arca de madeira de CIPRESTE e talhei duas tábuas de pedra como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas em minha mão. E escreveu sobre as tábuas como a primeira escritura, os dez pronunciamentos que vos falou o Eterno no monte, no meio do fogo, no dia da congregação, e as deu o Eterno a mim. E virei-me e desci do monte, e pus as tábuas na arca que EU HAVIA FEITO; e ali estiveram como me ordenou o Eterno".
2ª ARCA DO TESTEMUNHO
Shemot (Êxodo 25:9-10) "Como tudo aquilo que Eu te mostro, à semelhança do Tabernáculo e à semelhança de todos sues objetos, assim FAREIS. E FARÃO uma arca de madeiras de ACÁCIA..."
Até esse momento, Moshê apenas havia recebido do Eterno a visão do tabernáculo e de todos os seus objetos e a ordem para sua construção. Vemos que a ordem é para que todos os israelitas ajudassem na construção, através de doações e também na mão de obra.
Shemot (Êxodo) 36.2 "E chamou Moshê a Betsalel e a Aholiab, e a todo homem sábio de coração, a quem deu o Eterno a ciência em seu coração, todo aquele cujo o coração o impeliu, para se chegar à obra e fazê-la".
Shemot (êxodo) 37.1 "E fez Betsalel a Arca de madeira de ACÁCIA; de dois cúbitos e meio de comprimento, cúbito e meio de largura e cúbito e meio sua altura".
Shemot (Êxodo) 38.22-23 "E Betsalel, filho de Uri, filho de Chur, da tribo de Yehudá, fez tudo o que o Eterno ordenou a Moshê. E com ele estava Aholiab, filho de Achissamach, da tribo de Dan, mestre e artista e bordador..."
Quais as diferenças entre elas?
A primeira foi feita pelo Próprio Moshê e foi utilizada para sua construção a madeira de Cipreste (a mesma utilizada para construir a Arca de Noach). Ela foi feita para poder abrigar as novas tábuas do Testemunho que Moshê receberia novamente em cima, no Monte Sinai, pois as duas primeiras o próprio Moshê havia quebrado em inconformação com a idolatria do povo. As novas tábuas do Testemunho ficariam dentro da arca de Cipreste feita por Moshê até que a outra Arca, feita por Betsalel, de Acácia, forrada a ouro, ficasse pronta.
Quando Moshê subiu ao Sinai para receber o modelo e a ordem para a construção do tabernáculo era ainda o 3º mês do primeiro ano da saída do Mitzraim (Egito), ver em Shemot (Êxodo 19.1), e o tabernáculo somente fora levantado no 1º mês do segundo ano da saída do Mitzraim (ver Shemot 40.17). Entre as ordens do Eterno para Moshê e até o tabernáculo ser eregido, as tábuas do Testemunho ficaram abrigadas na Arca Cipreste feita por Moshê, para então depois, serem depositadas na Arca de Acácia feita por Betsalel e permanecerem nela até os dias de hoje.
A Torah descreve que DENTRO da Arca do Testemunho SOMENTE haviam as "Tábuas do Testemunho"; "Dez Mandamentos"; "Dez Palavras" adquiridas por Moshê no Monte Sinai. E onde lemos isso?
Shemot (Êxodo) 25:21 "E porás o tampo sobre a arca, por cima, e na arca porás o Testemunho que te darei".
No Tanach, mais propriamente no Ketuvim כתובים (escritos) no livro de Melakhim Alef 8:9 (I reis) é categórico relatar que ainda no tempo do Rei Shlomoh (Salomão) quando a Arca do Testemunho foi levada da cidade de David (Tzyon) para o Templo do Eterno que Shlomoh acabara de construir só havia dentro dela as duas tábuas do Testemunho.
Melakhim Alef 8:9 (I Reis) "Não havia nada dentro da Arca, exceto as duas tábuas que Moshê recebeu no Horev, quando Adonai fez o pacto com o povo de Ysra´El na época em que ainda estvam morando na terra do Mitzraim (Egito)".
Divrei-HaYamim Bet 5.10 (II Crônicas) "Não havia nada na arca, exceto as duas tábuas que Moshê colocou nela em Horev, quando adonai fez a aliança com o povo de Ysra´El, na época de sua saída do Egito".
Divrei- Ha´Yamim Bet 6.11"Nela (casa de Adonai) depositei a arca que contém a aliança de Adonai, que ele fez com o povo de Ysra´El".
Divrei-HaYamim Bet 5.10 (II Crônicas) "Não havia nada na arca, exceto as duas tábuas que Moshê colocou nela em Horev, quando adonai fez a aliança com o povo de Ysra´El, na época de sua saída do Egito".
Divrei- Ha´Yamim Bet 6.11"Nela (casa de Adonai) depositei a arca que contém a aliança de Adonai, que ele fez com o povo de Ysra´El".
A Teologia Cristã tem por costume utilizar como referência a Brith Hádashá na tentativa de explicar o que havia dentro da Arca ao utilizarem o texto da carta de Shaul (Paulo) aos Yehudim (hebreus) no capítulo 9, versículo 4: "Na Arca, estavam o vaso de ouro que continha o maná (man), a vara de Aharon, que floresceu, e as Tábuas da Aliança, feitas de pedra;".
Afinal... dentro da arca havia somente as tábuas do Testemunho ou também o vaso com Maná e a vara florida de Aharon? Como resolver esse impasse?
Para resolver esse problema vamos tentar trazer à luz algumas considerações importantes:
1 - A vara de Aharon e o Vaso com maná não estavam dentro, mas PERANTE a Arca.
Se verificarmos os textos da Torah que falam sobre o Vaso com Maná e a vara de Aharon podemos ler claramente em que nenhum momento revela que esses objetos foram colocados DENTRO da Arca, mas PERANTE ela. Vamos aos textos:
Shemot 16.33-34 (Êxodo) "E disse Moshê a Aharon: Toma um vaso, põe nele a quantia de um ômer de Maná (man), e deixa-o diante do Eterno, a fim de guardá-lo para vossas gerações. Conforme ordenou o Eterno a Moshê, deixou-o Aharon diante do Testemunho para se guardar".
1 ômer = 370 Litros.
Considerações importantes: Percebe-se que em nenhum momento do texto fala-se sobre o maná estar DENTRO da arca, mas ADIANTE ou DIANTE do Testemunho. Outra consideração importante é que deveria ser guardado para as gerações futuras, e, se ele ficasse realmente dentro da Arca, ninguém mais teria acesso, pois jamais deveria ser aberta a arca, por ninguém.
Barmidbar 17.16-19 (Números) "E falou o Eterno a Moshê, dizendo: Fala aos filhos de Ysra´El e toma deles uma vara por cada casa de seu pai; de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e cada um seu nome escreverás sobre a sua vara. E o nome de Aharon escreverás sobre a vara de Levi, porque haverá uma vara por cabeça, de cada casa de seus pais. E as deixarás na tenda da reunião DIANTE do Testemunho, onde Me encontrarei convosco".
Considerações importantes: Novamente, pelo texto nota-se que em nenhum momento a vara de Aharon esteve DENTRO da Arca do Testemunho, mas apenas adiante, em frente ao Testemunho assim como estavam também as outras 12 varas de cada tribo de Ysra´El, logo, se a vara de Aharon, estivesse DENTRO, as outras também estariam. Outra consideração importante é que no dia seguinte a vara de Aharon Floresceu, então, novamente não seria correto que a Arca do Testemunho ficasse sendo aberta e fechada à todo tempo, assim como não há relatos sobre esse tipo de prática.
2 - A Arca jamais deveria ser vista, tocada ou aberta a sua tampa.
Por conter as Tábuas do Testemunho a arca possuía uma santidade impar, e jamais deveria ser vista, tocada ou aberta sua tampa, pois as consequências poderiam ser trágicas como o que aconteceu nos textos que seguem:
Divrei-Hayamim Alef 13.9-10 (I Crônicas) "Quando eles chegaram ao eirado de Kidon, um boi cambaleou, e ´Uza colocou a mão para segurar a Arca. Entretanto, a ira de Adonai acendeu-se contra ´Uza, e ele o golpeou, pois ´Uza havia posto a mão, TOCANDO a arca, de maneira que ele morreu ali diante de Adonai".
Shamu´El Alef 6.19 (I Samuel) "pois Adonai feriu o povo de Beit-Shemesh por OLHAR para a arca de Adonai. Ele matou 50.070 do povo; o povo lamentou porque Adonai os tinha ferido com tão terrível matança".
Barmidbar 4:15 (Números) "Quando Aharon e seus filhos terminarem de COBRIR os seus móveis sagrados e todos os utensílios sagrados, e o acampamento estiver para seguir adiante, os descendente de Koate virão para transporta-los. No entanto, não TOCARÃO nos objetos sagrados, para não morrerem. Essas coisas são de responsabilidade dos descendentes de Koate na tenda do encontro".
Considerações importantes: O Kohem Gadol (Sumo Sacerdote) só poderia entrar uma vez ao ano no Santíssimo (onde se encontrava a Arca do Testemunho) para fazer expiação pelo pecado seu e do povo, e não podia tocar na arca, nem vê-la e muito menos abri-la. Desta maneira é muitíssimo improvável que ficassem abrindo a Arca para colocar e retirar objetos, mesmo que esses objetos fossem o pote de ouro com maná e a vara de Aharon que manteve-se com ele até o dia de sua morte.
3 - Qual texto levar em consideração: Yehudim (Hebreus 9.4 ou Divrei-HaYamim Bet 5.10 (II Crônicas) e Melakhim Alef 8:9 (I Reis)?
Por mais que os exegetas bíblicos tentem harmonizar os textos da Brith Hádasha (aliança renovada) com os da Tanakh fica-se evidente que são contraditórios, e, apenas um é a verdade.
Considerações importantes: A Torah e o Tanakh foram escritos em Hebraico, e seu texto ao longo dos milênios não foi alterado, fato que não ocorre com o texto de Yehudim (Carta aos Hebreus), pois como se sabe o "Novo Testamento" fora escrito originalmente em Grego, traduzido para o latim (vulgata) e posteriormente para outras línguas como Inglês, Alemão etc. Até finalmente ser traduzido pelo Padre Português João Ferreira de Almeida. É bem viável que em algum momento em alguma dessas traduções permaneceu o entendimento dos três objetos dentro da Arca ao invés de apenas as tábuas do testemunho.
4 - O Tamanho da Arca e o Cajado de Aharon
Como vimos anteriormente, o tamanho máximo da Arca era de:
- Comprimento 2,5 cúbitos/côvado = Máximo 131,25 cm.
- Largura 1,5 cúbito/côvado = Máximo 78,5 cm.
- Altura 1,5 cúbito/côvado = Máximo 78,5 cm.
Sendo assim era IMPOSSÍVEL que houvesse DENTRO da Arca o Cajado de Aharon, pois simplesmente NÃO CABERIA. Lembrando que o cajado era feito da amendoeira e a amandoeira produz apenas varões de grande comprimento como segue a figura:
Não dá pra imaginar um Cajado de Aharon com o tamanho de apenas 1 Metro e 25 cm considerando o comprimento máximo da Arca (já retirado a espessura da madeira de Acácia e do ouro).
Como vimos anteriormente, a medida de capacidade (volume) para sólidos utilizada na época e que está descrita na Torah é 1 ômer que hoje equivaleria a 370 Litros de Maná. Considerando a capacidade da Arca do Testemunho, multiplicando sua largura x altura x comprimento máxima para termos a capacidade em cm 3 (cúbicos) de volume teríamos:
Altura interna = 0,765 m x Largura = 0,765 m x Comprimento Interno = 1,25 m = 0,731 cm3. Então a capacidade total em Litros da Arca seria aproximadamente 731 Litros, que apesar de ser praticamente o dobro da quantidade de ômer (370 litros), devemos considerar que já ocuparia mais da metade da capacidade da arca e também considerar que este ômer estava depositado dentro de um vaso de Ouro. Haveria mesmo assim espaço para a vara e para as Pedras do Testemunho?
E agora?
O que havia dentro da Arca do Testemunho?
Altura interna = 0,765 m x Largura = 0,765 m x Comprimento Interno = 1,25 m = 0,731 cm3. Então a capacidade total em Litros da Arca seria aproximadamente 731 Litros, que apesar de ser praticamente o dobro da quantidade de ômer (370 litros), devemos considerar que já ocuparia mais da metade da capacidade da arca e também considerar que este ômer estava depositado dentro de um vaso de Ouro. Haveria mesmo assim espaço para a vara e para as Pedras do Testemunho?
E agora?
O que havia dentro da Arca do Testemunho?
Kadosh Baruchu!
Bibliografia:
1 - TORÁ - A LEI DE MOISÉS, Editora e livraria Sêfer LTDA, 2ª Ed. 2001.
2 - Bíblia Judaica Completa de David H. Stern; Ed. Vida. São Paulo, 2010.
3 - Dicionário da Bíblia John D. Davis, 22ª Ed. São Paulo: Hagnos, 2002.
2 - Bíblia Judaica Completa de David H. Stern; Ed. Vida. São Paulo, 2010.
3 - Dicionário da Bíblia John D. Davis, 22ª Ed. São Paulo: Hagnos, 2002.
Comentários
Postar um comentário