O DÍZIMO SEGUNDO A TORAH !!!


       Bamidbar 18.21 (Números) "E aos filhos de Levi, eis que tenho dado todos os dízimos em Ysra´el por herança, em troca do serviço que eles prestam na tenda da reunião". 


        Em Hebraico a palavra dízimo é Ma´aser  מעשר, e significa, assim como o dízimo a décima parte. O ato de dizimar era uma prática antiga, porém o que mudou-se ao longo do tempo foi o propósito ao qual esse ato foi destinado e, nos dias atuais é uma prática totalmente sem relação à qualquer fonte bíblica, principalmente do que o Eterno Criador propôs ao Bney Ysra´el (filhos de Ysra´el) na Torah. Vamos analisar na Torah sobre o Ma´aser e aprofundarmos sobre esse assunto.



            A quem pertence o Ma´aser (Dízimo)?

           Vaykrá 27:30 (Levítico) – “Porém todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Adonai; santas são ao Adonai. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Adonai. Não investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto como o outro será santo; não serão resgatados. Estes são os mandamentos que o Adonai ordenou a Moshêh, PARA OS FILHOS DE YSRAEL, no monte Shinai”.

          Considerações importantes: Os dízimos eram relacionados aos produtos do campo, frutos das árvores e cria dos animais, e não estava relacionado ao dinheiro, que inclusive já existia na época. O Eterno reclama para Si somente daquilo que Ele criou, dos animais, das sementes e dos frutos. O dinheiro é invenção do homem, e não pertence ao Eterno Criador, e se lermos TODA a bíblia veremos que em nenhum lugar encontra-se o dízimo relacionado a dinheiro, mas somente aos produtos do campo  e dos animais. As poucas vezes que fala sobre dinheiro está relacionado à oferta, mas não a dízimo. Se alguma pessoa quisesse ficar com algum animal ou fruto que deveria ser dízimo, poderia ficar, porém, para esse resgate deveria pagar uma quinta parte sobre o valor, ou seja, deveria dar um quinto a mais de grãos, frutos ou animais, e em uma próxima colheita, deveria ressarcir a quantidade que usufruiu, acrescida de um quinto.

                A quem o Eterno destinou Seus dízimos?

              Bemidbar 18:21-24 (Números) – “E eis que aos FILHOS DE LEVI DE YSRA´EL tenho dado todos os dízimos em Ysra´el por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Ysra´el se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si a sua iniquidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Ysra´el nenhuma herança terão, porque os dízimos dos filhos de Ysra´el, que oferecerem ao Adonai em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Ysra´el nenhuma herança terá”. 

                Considerações importantes: O Eterno outorga do que era seu para os filhos de Levi (levitas) pelo fato de exercerem o serviço sacerdotal na tenda da congregação, inclusive não herdaram posse de terras juntamente com as outras tribos de Ysra´el, apenas foram dadas algumas cidades para que vivessem no meio do povo e exercessem o trabalho sacerdotal, então, não poderiam trabalhar a terra e nem possuírem animais para poderem realizar o mandamento do dízimo, mas poderiam usufruir dos dízimos que as outras tribos trariam para Adonai. No hebraico os dízimos dos levitas são conhecidos como Ma´aser Sheni (Dízimo dos Rishon) que corresponde aos dízimos anuais que todas as outras tribos deveriam trazer, uma vez ao ano para os Levitas.

          O Ma´aser dos Levitas (dízimo dos dízimos)

          Bemidbar 18:26-3 (Números) – “Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Ysra´el, que deles vos tenho dado por herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Adonai, os Dízimos dos dízimos”. A oferta separada por vocês será considerada como se fossem grãos de eira e suco de uva do tanque do vinho. Desse modo, vocês separarão uma oferta para Adonai de todas as décimas partes que receberem do povo de Ysrae´el, e, dessas décimas partes, devem dar a Aharon, o Kohén, a oferta posta de lado para Adonai. De tudo o que lhes for dado, ponham de lado tudo o que é devido a Adonai – a melhor parte, a porção sagrada”.

            Considerações importantes: Até os Levitas que recebia os dízimos do povo eram obrigados pelo mandamento do Eterno a darem a melhor parte do dízimo, o dízimo dos dízimos (1%) ao Kohén Gadol (Sumo Sacerdote).

         


Os Tipos de Ma´aser (Dízimos)

            
Ao contrário do que muitas pessoas entendem haviam vários tipos de dízimos e não somente um, na verdade, todo ano, os povos tinham que separar dois dízimos, o que no final corresponderia à 20% da produção anual. Para saber sobre isso acompanhe os textos abaixo:


  1. MA´ASER SHENI - O DÍZIMO DAS FESTAS                                                    

            Devarim 14:22-26 (Deuteronômio)“Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher no campo. E, perante o Adonai teu Elohím, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Adonai teu Elohím todos os dias. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Adonai, seu Elohím para ali pôr o seu nome, e vai ao lugar que escolher o Adonai teu Elohím te tiver abençoado; então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Adonai teu Elohím; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua Néfesch (alma), por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua Néfesch (alma); come-o ali perante o Adonai, teu Elohím, e alegra-te, tu e a tua casa”.

         Considerações importantes: Este tipo de dízimo (Ma´aser Sheni) era para ser usado somente quando o povo se reunia em ocasião das festas fixas de Adonai, onde o povo de Ysra´el se reuniam para adorar o Eterno, celebrando por vários dias o festival, então deveriam anualmente separar uma dízima da sua produção (fora o dízimo dos Levitas - Ma´ser Rishin) para poderem ter com o que celebrar a festa. Se o deslocamento até o local da festa fosse comprido, poderiam então vender os dízimos (animais, frutos e grãos) e comprarem no local do festival o que fosse preciso para festa. 


      2. MA´ASER ANI - O DÍZIMO DOS POBRES, DAS VIÚVAS E DOS ESTRANGEIROS


        Devarim 14:28-29 (Deuteronômio) “Ao fim de 3 anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o Levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Adonai teu Elohím te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem”.

       Considerações Importantes: O Bney Ysra´el (filhos de Israel) deveriam também separar mais um dízimo (10%) de sua produção, além do que já havia separado para o festival e para os Levitas. Este Dízimo (Ma´aser Ani) era utilizado para amparo do pobre, da viúva, do estrangeiro de do próprio Levita acaso este estivesse passando por necessidades, apesar de já ter recebido o Ma´aser Rishon. O Eterno cria essa modalidade de dízimo para que sua benevolência amparasse os necessitados de qualquer espécie.


      3. MA´ASER RISHON - O DÍZIMO DOS LEVITAS

           Essa modalidade de dízimo já foi explicada acima.

      4. MA´ASER HÁMA´ASER - O DÍZIMO DOS DÍZIMOS

           Essa modalidade de dízimo já foi explicada acima

      5. MA´ASER HÁMELEKH- O DÍZIMO DO REI

          A partir do momento em que Ysra´el escolher ser liderado por um rei, passa-se então a existir um novo dízimo, na verdade uma taxa paga pelo povo para manter o custeio do Rei e do seu palácio, bem como sua corte, exército etc. Dependendo da época e do Rei que estava no comando o valor poderia passar de 10%. Neste caso específico necessariamente a taxa não precisaria ser de grãos, animais ou frutos, mas poderia ser em dinheiro.




      6. O IMPOSTO ROMANO

        Toda vez que Ysra´el era subjugado por alguma nação estrangeira, deveriam pagar um imposto. Na época em que Ysra´el foi dominada por Roma, além de todos os dízimos e taxas acima, o povo ainda era obrigado a pagar o imposto Romano ao César, daí lê-se sobre a grande insatisfação e necessidade que o povo passava na época do domínio romano sobre Ysra´el.




SHEMITAH - A LIBERTAÇÃO NO ANO SABÁTICO

            O Shemitah - שמיטה que traduzido significa libertação correspondia ao sétimo ano de um ciclo de 7 anos. Durante os 7 anos do ciclo os dízimos eram divididos de forma que chegasse no máximo 20% da produção anual. Para isso os Festivais ocorriam somente no 1º, 2º, 4º, 5º e 7º  ano do ciclo sabático (Shemitah), pois no 3º e 6º ano do ciclo seria onde reservava-se o Ma´aser Ani (dízimo dos Levitas necessitados, Orfãos, Víuvas e Estrangeiros - L,O,V,E). A tabela abaixo exemplifica a maneira como eram reservados os dízimos dentro de um Shemitah (ano sábatico):



         MALACHY 3.7-12 (MALAQUIAS)


            Malachy 3:7-12 (Malaquias) “Desde os dias dos vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardaste; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Adonai dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Elohím? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, TODA ESSA NAÇÃO. Trazei todos os dízimos à CASA DO TESOURO, para que haja mantimento na MINHA CASA, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Adonai dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a acolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o HÁ´SHEM dos Exércitos. E TODAS AS NAÇÕES vos chamarão benditos; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o HÁ´SHEM dos Exércitos”.


    Considerações importantes: Um dos textos mais utilizados por cristãos que estabeleceram que o Ma´aser Bney Ysra´el (dízimos dos filhos de Ysrael) seja uma DOUTRINA a ser acatada pelas pessoas que frequentam os salões, igrejas, templos etc.
Nesse texto percebe-se CLARAMENTE que as pessoas que se desviaram dos estatutos, e que de certo modo, "roubaram" o Eterno, foram os próprios Ysraelitas, por força do mandamento dado pelo Eterno deveriam dizimar como previamente estava estabelecido pela Torah. O texto ainda diz TODA ESSA NAÇÃO, ou seja aplica-se naquele contexto àquela geração que se desviara de entregar o dízimo para que houvesse as oferendas na casa de Adonai (Templo). Se o povo dizimasse como havia sido ordenado pelo Criador seriam abençoados a ponto dos Goym (gentios) chamarem Ysrael de benditos. 

           Atualmente por não haver mais o templo, e também por não haver mais uma tribo separada (levitas) para cuidar do sacerdócio do Templo, e por Ysrael não ser mais uma terra predominantemente agrícola, o ato de dizimar não é realizado de forma plena. Alguns Judeus, do mundo todo, na atualidade, ainda tentam cumprir a Mitzvah (mandamento) de dizimar 10 % de seu rendimento anual para a terra de Ysra´el.

          Os líderes religiosos do ocidente tentam adaptar uma Mitzvah (mandamento) do povo Yehudim (hebreus) para o contexto em que vivem para enriquecerem. No tocante ao dízimo, procuram achar na Torah brechas para fazer com que as pessoas entreguem seu dinheiro para as organizações religiosas, porém em se tratando de MUITOS outros mitzvot (mandamentos) ordenados pelo Eterno deixam a desejar. 


DÍZIMO NA BRITH HÁDASHÁ (ALIANÇA RENOVADA)

        Os únicos textos em que o assunto sobre Ma´aser (dízimo) ocorre na brith Hádashá então em Matitiyahu 23.23 (Mateus), Yehudim (carta aos Hebreus) capitulo 7 e na parábola do publicano em Lucas 18.10-14. Em nenhum desses textos trazem a possibilidade em aprovar que hoje os Goyn (gentios) devam dar o dízimo. Tratam de assuntos de Avram, do Sacerdócio do Melekh Tzadekh (Rei justo de Jerusalém) e do publicano que queria se justificar através apenas de obras.

        Matitiyáhu 23:23: “Ai de vós, mestres da Toráh e Paruchs (fariseus), hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da Toráh, o juízo a misericórdia e a Emunah (fé); deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.

        Considerações importantes: Nesse texto, percebe-se claramente a insatisfação com os Paruchs (fariseus) da época, dizimando  para cumprirem a mitvah (mandamento) do Eterno, mas deixavam a desejar no que era o mais importante da Torah que eram o juízo a misericórdia e a Emunáh (fé), sendo que deveriam não somente dizimar mas também praticar esse atos.


IMPORTANTE: Ao decorrer desse post lemos vários textos que discorrem sobre o Ma´aser (dízimo), e em NENHUM momento deixa evidente que os cristãos, crentes ou religiosos de hoje devam fazer!  
         O Dízimo é algo que está intimamente vinculado ao Bney Ysra´el (filhos de Ysra´el), para o serviço do Templo, auxílio do povo, sustento dos Levitas e do Sumo Sacerdote. Não há razão nenhuma para fazê-lo no contexto cristão. Para aqueles que querem se achegar ao Bney Ysra´el para cumprir a mitzvah do Dízimo, então aí sim,  seria pertinente, ainda que não pudesse atualmente fazê-lo de forma plena, pois teria abraçado a aliança do Eterno com o povo de Ysra´el devendo não somente cumprir a miztvah do dízimo como todas os outros Mitzvot (mandamentos).
     O Dízimo sempre esteve relacionado com a produção da terra, porém, hoje o que é COBRADO das pessoas é o dinheiro. 
    Os festivais de certo modo, ainda que totalmente diferente, ocorrem nas ocasiões apropriadas em Ysra´el, porém muito diferente do que era feito na época. Muitos países deixaram de ser agrícolas e as pessoas predominantemente moram na cidade. e não no campo.

     É triste ver a realidade da Torah sendo usada de forma indiscriminada no contexto religioso para benefício de alguns e em detrimento de outros. O Dízimo foi estabelecido pelo Eterno para que a sociedade de Ysra´el fosse igualitária e não houvesse falta de mantimentos para NINGUÉM independente da situação de cada um (sacerdotes, levitas, órfãos, festas, viúvas e estrangeiros) diferentemente do que ocorre nos "TEMPLOS" atuais.



                                                              
                                                                Baruch Ha´shem !!!

Bibliografia:

1 - TORÁ - A LEI DE MOISÉS, Editora e livraria Sêfer LTDA, 2ª Ed. 2001.
2 - Bíblia Judaica Completa  de David H. Stern; Ed. Vida. São Paulo, 2010.

Comentários

  1. Shalom! Baruch Ha'shem por sua matéria... É gratificante saber que existam pessoas que se dedicam verdadeiramente aos assuntos da Torah, mesmo que o assunto seja algo polêmico aos olhos do mundo. Através de sua matéria tão bem explanada pude esclarecer minhas dúvidas quanto ao Dízimo. É lamentável que hoje o homem use de falsas interpretações da Torah só para satisfazerem seu bel-prazer. Que o Eterno continue lhe abençoando, e que você possa ampliar, abrir a visão de muitos!

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    1. Shalom !

      Grato pela postagem, e em breve postarei mais artigos. Que O Eterno Criador nos Abençoe.

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