OS 10 MANDAMENTOS DA TORAH

Shemot 20.17 (Êxodo) "E falou Adonai todas estas palavras, dizendo: Eu sou Eterno teu Adonai, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos".


     
       Conhecido mundialmente como os Dez Mandamentos ou Decálogo sendo uma tradução errônea, pois em Hebraico é conhecida como Asseret Há´Dibrot (dez palavras, dez citações,  dez proclamações).
   
        As Duas pedras escritas com o próprio dedo do Eterno e entregue a Moshê na Aliança do monte Shinai no 3º mês da saída do Bney Ysra´el (filhos de Ysrael) do Mitzraim (Egito) continham as 10 citações (5 em cada pedra) que foram colocadas em uma arca de madeira de cipreste construída pelo próprio Moshê (ver Devarim 10.1-5 - Deuteronômio), após ter recebido outras amostras, visto que as duas primeiras Moshê quebrou-as quando viu a idolatria do povo no arraial. Posteriormente as duas pedras foram colocadas definitivamente em uma outra arca, mas desta vez feita de madeira de Acácia (Arca do Testemunho) folheada a ouro puro e feita por Betsalel (ver Shemot êxodo 37.1).

Segundo a tradição cristã os Dez mandamentos descritos em Shemot 20 (Êxodo) estão divididos da seguinte maneira:

1º - Não terás outros Elohím diante de Mim;

2º - Não farás para ti imagem de escultura, figua alguma do que há em cima, nos céus, e abaixo, na terra, e nas águas, debaixo da terra. Não te prostarás diante deles, nem os servirás, pois Eu sou o Eterno, teu Adonai, Adonai zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, sobre terceiras e sobre quartas gerações, aos que Me aborrecem, e faço misericórida até duas mil gerações aos que Me amam e aos que guardam Meus mandamentos;

3º - Não jurarás em nome do Eterno, teu Elohím, em vão; porque não livrará o Eterno ao que jurar Seu nome em vão;

4º - Estejas lembrado do dia de Shabat para santifica-lo. Seis dias trabalharás e farás toda a sua obra, e o sétimo dia é o Shabar do Eterno, teu Elohím; não farás nenhuma obra - tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal e teu peregrino que estiver em tuas cidades; porque em seis dias fez o Eterno os céus e a terra, o mar e tudo o que há neles, e repousou no sétimo dia; portanto abençoou o Eterno o dia do Shabat e santificou-o;

5º - Honrarás o teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dia sobre a terra que o Eterno, teu Elohím, te dá;

6º - Não Assassinarás;

7º - Não Adulterarás;

8º - Não Furtarás;

9º - Não darás falso testemunho contra teu próximo.

10º - Não cobiçarás a casa de teu próximo; não cobiçarás a mulher de teu próximo, seu servo, sua serva, seu boi, seu asno e tudo o que seja de teu próximo.



AS DEZ PALAVRAS (ASSERET HÁDIBROT) SEGUNDO A TORAH:

De Acordo com a Torah a divisão das Dez Palavras é diferente, pois segundo a tradição milenar judaica o PRIMEIRA e a MAIS IMPORTANTE palavra dita no Sinai é o que está escrito em Shemot 2.3 (Êxodo):

"EU SOU O ETERNO, TEU ELOHÍM QUE TE TIREI DA TERRA DE MITZRAIM (EGITO), DA CASA DOS ESCRAVOS".

E por que é o mais importante?

        Porque se levarmos em conta que não são 10 MANDAMENTOS, ORDENS OU LEIS, mas DEZ PALAVRAS OU CITAÇÕES, logo, então, temos que a grande e primeira citação feita pelo Eterno foi se apresentar ao povo de modo que compreendessem quem Ele era e o que havia feito por eles, no caso, tirou-os da escravidão.

Outro fator importante é que o capítulo de Shemot (Êxodo) inicia-se com a frase:

       Shemot 20.1 (Êxodo) "E FALOU O ETERNO TODAS ESTAS PALAVRAS (DIBROT), DIZENDO:"

        Nas traduções atuais de fontes não hebraicas percebe-se que logo após da frase citada acima vem a pontuação "dois pontos" (:), significando que a partir dali o Eterno iniciaria suas 10 PALAVRAS. No hebraico bíblico não havia pontuação, então no texto original não há a marcação dos "dois pontos" indicando o início da fala do Eterno, porém a própria forma como está escrito deixa claro que a partir daquele momento iniciaria-se as 10 palavras.

       A maneira como é divida as 10 Palavras e de onde começa a contar o primeiro mandamento varia de acordo com as religiões. Veja o quadro abaixo retirado do wikkipédia que explana de maneira simples como estão divididos as 10 Palavras de acordo com as doutrinas de algumas religiões:


        Na Torah, a correta divisão seria manter as palavras dos versículos 3 ao 6 do capítulo 20 de Shemot (êxodo) como uma só palavra porque ambas expressam idolatria, algo que para o Eterno é abominação, não sendo permitido para o povo de Ysra´el que obtivessem, fizessem ou se prostrassem perante a ídolos de qualquer natureza.

        O problema das divisões que retiram o versículo 2 das Dez Palavras é que ao fazê-lo retiram a autoridade e a intimidade que o Eterno tem pelo povo de Ysra´el, pois as 10 Palavras foram dadas por Adonai particularmente para eles na aliança do Shinai de modo peculiar, revelando-se como Elohím e que os havia retirado da casa de escravidão. Para as pessoas que não aceitam que a aliança do Eterno foi feita somente com o Bney Ysra´el (filhos e Ysra´el), e que hoje para alguém fazer parte da mesma aliança deve estar conectado ao povo de Ysra´el  que são, até os dias de hoje a menina dos olhos de Adonai, sua propriedade particular.

A Torah é Kadosh (santa) e as Mitzvot (mandamentos) contidos nela também o são!

                                                                 Shalom Eterna!


Bibliografia:

1 - TORÁ - A LEI DE MOISÉS, Editora e livraria Sêfer LTDA, 2ª Ed. 2001.
2 -   https://pt.wikipedia.org/wiki/Dez_Mandamentos

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